Se por um lado os banheiros apresentam certa rigidez quando pensamos no layout e sua disposição espacial, é nos revestimentos de piso e de parede que essa lógica se inverte. Com a grande variedade de modelos e padrões disponíveis no mercado, os revestimentos cerâmicos e porcelanatos são muitas vezes utilizados para dar qualidade e identidade ao espaço. Ao mesmo tempo, a facilidade de acesso aos revestimentos cerâmicos e porcelanatos e também sua facilidade de instalação, acabam por condicionar nossas escolhas, dificultando pensar outras possibilidades de acabamentos para essas áreas.
Apesar dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos se enquadrarem perfeitamente nos requisitos técnicos dos banheiros, é possível pensar em outros acabamentos que podem trazer qualidades diferentes para essas áreas. Materiais como o tijolo, a terra e a madeira podem trazer texturas e cores diferentes que dão mais aconchego para o espaço, enquanto os ladrilhos hidráulicos e as massas pintadas trazem cor e diversidade. Outros materiais ainda mais imprevisíveis,como o espelho, se tornam um elemento quase lúdico.
Veja a seguir alguns projetos que usam outros materiais como revestimento de banheiro, apostando na combinação de cores, texturas e até temperaturas para dar qualidade para o espaço:
Massas com pigmentação
Uma possibilidade de revestimento de banheiros é o emassamento com algum tipo de pigmentação. Isso vai desde a aplicação de reboco, massa corrida e pintura com tinta apropriada, até um cimentado que pode ser pigmentado para ganhar cor, ou manter a cor do cimento.
Casa Sob o Salgueiro / Objekt Architecten
Ladrilho hidráulico
Seguindo uma lógica de aplicação parecida com a dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos, por ser instalado em peças com argamassa, o ladrilho hidráulico é um material com base cerâmica que pode trazer cores e estampas ao ambiente.
Apartamento Pinheiros / Ana Sawaia Arquitetura
Granilite e cimento queimado
O granilite e o cimento queimado têm a mesma lógica de aplicação, pois são uma massa única que é aplicada e depois acabada com verniz ou resina.
Reforma e ampliação Segurola / OrdoñezWenzke - 24
Casa Cachóns - Passivhaus / ARROKABE Arquitectos
Materiais naturais: madeira, tijolos e terra
Os materiais naturais são pouco considerados como acabamento de áreas molhadas, principalmente devido à dificuldade de manutenção, porém, isso não significa que não seja possível tratá-los e integrá-los ao ambiente.
Apartamento Paleta / com/c arquitetura
Banheiros Cuernavaca / Mario Herrera Holgado
Pedra natural
A pedra é um material natural mais liso e mais comum de ser utilizado em áreas molhadas em geral, mas foi perdendo seu protagonismo a partir dos cerâmicos e porcelanatos que imitam seus padrões com uma manutenção mais simplificada. Ainda assim, é possível aplicar pedras naturais de diversas formas diferentes nas áreas molhadas.
Casa reticular / Taller Estilo Arquitectura
Outros materiais
É possível ainda buscar outras qualidades para o ambiente e buscar nos acabamentos atrativos que transformem o espaço, como é o caso de paredes de espelho, ou ainda compostos de resina e pedra natural, entre outros.
Casa Ode à Natureza / Milwicz Architekci
Publicado originalmente em 13 de maio de 2022, atualizado em 23 de junho de 2023.